Dia 16/10 tivemos uma Participação da SET semana de Eventos da nossa Parceira, onde seu Tema foi: “Atitudes Consciente Geram um Mundo Melhor”. Entendendo q somos responsáveis pelos Resíduos que geramos!
A Ecociclle com compromisso com Meio Ambiente, realizou uma palestra sobre “Como gerir seus Resíduos na Indústria” para os seus parceiros e clientes!
Falaremos agora sobre a classificação, caracterização e os tipos de resíduos de acordo com a norma 10004/04, estabelecida para a normalização dessas atividades.
Saber distinguir estes dois termos é fundamental para a adequada aplicação da PNRS e, para compreender melhor esses dois termos, é necessário compreender a diferença entre Resíduos Sólidos e Rejeitos, pois a destinação final ambientalmente adequada aplica-se aos resíduos sólidos. Enquanto a disposição final ambientalmente adequada aplica-se apenas aos rejeitos.
Resíduo sólido é uma expressão que está presente no dia a dia de todos. Quando compramos um produto com embalagem, descascamos uma fruta ou simplesmente utilizamos um item até o fim da sua vida útil, geramos resíduo. Mas existe uma distinção que será cada vez mais importante: qual é a diferença entre rejeito e resíduo?
As ruas das cidades são absolutamente limpas. A preocupação das pessoas vai além da reciclagem. O cuidado é não produzir muito lixo, mas é inevitável ter sujeira, dejetos, coisas que a gente joga fora. A visita a uma moderna usina de tratamento mexe com a cabeça da gente.
O chamado Lixo Eletrônico (composto especialmente por baterias, celulares, computadores e pilhas) representa uma parte fundamental dos processos de coleta seletiva e reciclagem, pois a cada dia convivemos mais e mais com esse tipo de material que demanda cuidado especial na destinação dos resíduos por conterem substâncias potencialmente tóxicas.
30% do lixo produzido no Brasil poderia ser reaproveitado.
Número de municípios que implantaram programas de reciclagem aumentou