O chamado Lixo Eletrônico (composto especialmente por baterias, celulares, computadores e pilhas) representa uma parte fundamental dos processos de coleta seletiva e reciclagem, pois a cada dia convivemos mais e mais com esse tipo de material que demanda cuidado especial na destinação dos resíduos por conterem substâncias potencialmente tóxicas.
Conforme mencionamos em outra publicação sobre a importância da reciclagem, a coleta seletiva e a reciclagem desempenham papel fundamental na preservação da espécie humana e oferecem potencial de redução de desigualdades. E o lixo eletrônico demanda atenção especial.
Ao todo, entre pilhas, baterias de celulares e notebooks e baterias para usos específicos, são
descartadas aproximadamente 800 milhões de unidades anualmente no país, o que torna o Brasil um dos principais mercados consumidores de eletrônicos no mundo.
Quando descartadas de forma incorreta, expostas aos elementos da natureza, a decomposição dessas pilhas e baterias demora entre 100 a 500 anos e no curto prazo esses materiais para liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água de lençóis freáticos e nascentes de rios. Materiais como cádmio, cobre, chumbo, manganês, mercúrio e lítio são considerados altamente perigoso à nossa saúde e são liberados por pilhas e b
ateria em geral. Essas substancias são potencialmente cancerígenas e podem causar problemas neurológicos e anemia.
Devido à toxicidade das substâncias no interior das pilhas e baterias, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estabeleceu em setembro de 2012 a Norma Instrutiva número 8, a qual define que as empresas que produzem e revendem equipamentos eletrônicos são responsáveis por procedimentos de acondicionamento, recolhimento e destinação correta de seus produtos após o consumo. Em especial, os fabricantes devem informar ao consumidor os locais de descarte e coleta desses produtos.
Tipos de coletores para pilhas e baterias.
Segundo resolução oficial do CONAMA, os coletores para pilhas e baterias devem ser identificados na cor laranja. No site da Natural Limp há uma seção inteira dedicada a coletores para pilhas, baterias e celulares para uso doméstico, comercial, profissional e em aplicações de grande porte.
Nossos coletores atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança e recebem adesivo de identificação para pilhas e baterias.
Descarte de pilhas, baterias, celulares e carregadores em empresas e escritórios:
Sua empresa pode colaborar muito com o descarte consciente de lixo eletrônico. Basta adquirir um coletor e comunicar aos colaboradores sobre o novo ponto de coleta. Quando seu coletor para pilhas e baterias estiver cheio, encaminhe o material coletado ao Eco Ponto mais próximo ou informe-se sobre agências bancárias, grandes magazines e prédios públicos que recebem esses resíduos e encaminham para a destinação adequada.
Se você atua com revenda de pilhas, baterias, telefonia ou informática, encaminhe esses resíduos para seu fornecedor. Os fabricantes e distribuidores são responsáveis por essa destinação em todo o território nacional.
Descarte de pilhas, baterias, computadores, celulares e carregadores em condomínios:
A coleta seletiva no seu condomínio não estará completa sem um coletor para pilhas e baterias. Recomendamos um coletor de médio porte para comportar celulares, baterias e grandes quantidades de pilhas sem a necessidade de coletar esse material com muita frequência.
Conheça também os coletores ecológicos, fabricados a partir de placas feitas com aparas e tubos de creme dental compactados.
Descarte de lixo eletrônico em locais de grande circulação como Shopping Centers, clubes e locais públicos em geral:
Considere a implantação de grandes coletores para pilhas e baterias nos locais de maior circulação de suas instalações. Além de cumprir seu papel para com a sociedade e o meio ambiente, sua empresa ou associação será reconhecida por isso, agregando valor à marca.
Devido ao grande volume de material a ser recolhido, haverá interesse por parte de prefeituras, subprefeituras e cooperativas para recolher esse material para geração de emprego e renda. É a sustentabilidade melhorando as condições de vida da sociedade como um todo!
Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo. Se possível, inicie a implantação de coletores de pilhas e baterias na sua empresa, associação, instituição religiosa ou em seu condomínio. O meio ambiente agradece.